Vacinas Específicas para cães
- Vacina antirrábira, déctupla, giárdia, gripe, leishmaniose.
- Vacina antirrábica
A vacina antirrábica é obrigatória. A primeira dose deve ser aplicada a partir dos 4 meses e a revacinação é anual. Ela protege cães e gatos de uma doença com potencial zoonótico e fatal: a raiva. Por ser uma zoonose, a raiva pode vir a atingir as pessoas e levar a morte.
- Vacina déctupla (V10)
A vacina V10 é uma das vacinas mais importantes para proteger os cães de várias doenças. Faz parte do protocolo obrigatório de vacinação. É aplicada em filhotes a partir de 45 dias de vida, são 3 ou 4 doses seguidas com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. Após essas aplicações o cão adulto deve ser vacinado com a V10 anualmente.
Ela protege contra 7 doenças:
- Cinomose
- Parvovirose
- Coronavirose
- Adenovirose
- Parainfluenza
- Hepatite infecciosa canina
- 4 tipos de leptospirose.
Totalizando 10 tipos de antígeno.
- Vacinação contra a Giardia
A giardíase é uma doença infecciosa ocasionado por um protozoário, chamado Giárdia.
A vacina conta a Giárdia previne quadros gastrointestinais graves e reduz a contaminação ambiental, reduzindo a chance de transmissão para seres humanos e outros animais. É essencial para casas que o animal convive com criança, gestante, idosos ou pessoas imunodeprimidas.
A vacina pode ser aplicada a partir de 8 semanas de idade. Uma segunda dose deve ser aplicada de 3 a 4 semanas após a primeira e o cão deve receber a vacina anualmente. Outros cuidados:
- Oferecer sempre água limpa e fresca para o animal (filtrada ou mineral);
- Recolher as fezes do cachorro o mais rápido possível;
- Lavar as mãos e tirar os sapatos ao chegar em casa;
- Não deixar o pet comer nada do chão durante o passeio;
- Fazer checkups anuais com um veterinário;
- Trocar a roupa de cama semanalmente caso seu pet durma com você.
- Vacina para doenças respiratórias em cães
A tosse dos canis, também conhecida como gripe canina, é uma infecção respiratória comumente causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, também podendo ter envolvimento de vírus e outras bactérias, e afeta o sistema respiratório do cão.
É uma doença muito contagiosa e acomete os cães durante todo o ano, não somente no inverno.
Tosse em tom alto, lembrando um engasgo é o sintoma mais comum, além de fraqueza, falta de apetite, de energia e perda de peso.
Cães de qualquer raça ou idade podem pegar a gripe canina e os animais podem demorar semanas até se recuperarem, sendo a pneumonia uma complicação comum.
Essa vacina não vai evitar que o animal tenha contato com o causador, mas deixará o sistema imunológico mais fortalecido e evita manifestações mais graves da doença.
A vacina pode ser aplicada a partir de 8 semanas de idade. Uma segunda dose deve ser aplicada de 3 a 4 semanas após a primeira e o cão deve receber a vacina anualmente.
- Vacinação contra a leishmaniose para cães
A Leishmaniose Visceral Canina é uma zoonose, ou seja, pode acometer animais e humanos. É causada por protozoários do gênero leishmania infantum chagasi e tem como principal vetor o mosquito palha infectado.
A vacina estimular o sistema imune do cão para combater e eliminar o parasito (Leishmania), caso o cão seja picado pelo mosquito palha infectado.
Primovacinação em cães a partir de 4 meses de idade, com 3 (três) doses da vacina em intervalos de 21 dias entre as doses, por via subcutânea. Revacinação anual.
Vacinas exclusivas para gatos
- Quadrupla ou Quintupla e antirrábica
Ao vacinar seu bichinho, você tomou a decisão correta. Muitas doenças infecciosas, algumas fatais, são prevenidas dessa maneira.
As vacinas ajudam seu gato a se defender de alguns vírus e bactérias que provocam doenças. Elas ensinam o sistema de defesa do organismo do animal a reconhecer e a combater um possível contato com os agentes infecciosos.
Algumas das doenças preveníveis por meio de vacinas são consideradas zoonoses, como a raiva e podem passar do animal para o ser humano.
Com a vacinação, você contribui também para a proteção dos animais ao redor dele, evitando surtos de doenças.
- Vacina Quádrupla (V4)
A Vacina Quádrupla para gatos oferece proteção para:
- Rinotraqueíte Felina;
- Calicivirose;
- Clamidiose e;
- Panleucopenia Felina.
- Vacina Quíntupla (V5)
Além da proteção para Rinotraqueíte Felina, Calicivirose, Clamidiose e Panleucopenia Felina, a vacina protege também contra a Felv, conhecida como leucemia felina.


